domingo, 1 de novembro de 2009

Pra quê mesmo diploma?

bytepropaganda 2

E é no centésimo post dos blogs do Grupo Cirizipe, que eu venho levantar uma questão: publicitário precisa mesmo de diploma?

Vamos reformular a pergunta: o diploma é atestado de plena capacidade para atuar no mercado publicitário?

Quero responder essa pergunta com uma velha estória do meio publicitário: quem é de publicidade, lembra bem da ilustração da “tia do café” que, no meio da reunião, interrompe a fala do diretor de criação e dá um solução simples, criativa e de pouco custo para o cliente.

E pra piorar, me vem a última edição da Època Negócios, mostrando o que eu sempre tentei provar por A + B: nem toda agência precisa de graduados em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Simplesmente, a agência destacada na matéria tem de tudo um pouco: de biólogos e geógrafos a publicitários e arquitetos.

E é isso. Publicitários são apenas UMA das formações presentes dentro da agência abordada pela matéria. Ou seja, pessoas criativas não precisam de formação específica para serem criativas.

Posso estar quebrando algum voto coletivo da Irmandade Publicitária, mas é uma verdade: publicitários acham que o diploma lhes dá status de criativo, inteligente ou vencedor. Não dá.

A agência onde eu trabalhava é um exemplo disso. Os profissionais que vem de fora do curso são tão bons quanto os que vêm de outras áreas. Os melhores diretores de arte que conheço vieram do design gráfico e não da publicidade. Só pra ilustrar.

Na próxima agência que eu estiver, vou lutar pra que contratem mais gente de fora do curso. Pela experiência que tive, pude ver que não é o curso de publicidade não forma bons profissionais. É a necessidade do mercado que os forma.

Definitivamente, minha implicância não é com a publicidade ou com a propaganda. É com essa turma marrenta que pensa que trocentos estágios nas maiores agências do mundo e um diploma de uma universidade qualquer vão definir o quão talentoso você é.

Ainda bem que publicidade é um campo onde se pode conectar pessoas de diversas formações E todas elas podem fazer muito pela publicidade em nosso país e no mundo.

Mas ainda tem quem pense que o diploma garante algo…

Vai longe. Bem longe de mim, de preferência.

Em tempo: recomendo uma passadinha na bio da Rosana Hermann. Veja o que uma graduada em FÍSICA fez pela Comunicação no Brasil.

http://farofa.com.br/

Abraços a todos. E que venham mais 100 posts. A gente agradece sua leitura e seu tempo, dedicados a um pequeno grupo de blogs como o nosso.

SE possível, siga-nos no twitter e ajude a campanha INTERCOM Aracaju 2012

http://twitter.com/intercomAJU2012



Nota 13.04.2010 - 14:00 :

A campanha para a realização do Intercom Nacional em Aracaju no Twitter foi suspensa .
No momento, estamos com a campanha pra formação da delegação Sergipe no Intercom 2010, na cidade de Caxias do Sul - RS

Mais informações:

http://twitter.com/intercomsergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário