segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Resumindo o 12º Ensecom.

Bom, geralmente detesto eventos com palestras e com mais de 50 pessoas.Mas o 12º Ensecom quebrou o tabu: o evento foi muito legal,com palestrantes de alto nível e a preços módicos ( R$ 20 - estudante e R$ 40 - profissional).

Foram 4 dias de muito conteúdo, oficinas disputadíssimas (foram abertas novas vagas,tamanha foi a procura!) e muitas risadas. Evidentemente, o evento serviu para refletir sobre a comunicação no estado e no país,trazendo o desafio de reestruturar o modelo atual de comunicação.

Na terça-feira, começamos com um cerimonial pomposo, com direito a reitor e tudo mais. Realizado o cerimonial de abertura, comandado por Susane Vidal e executado o hino nacional, tivemos a palestra de Ricardo Kotscho. Palestra essa, com um cheiro de história do Brasil, onde Kotscho conta episódios de sua vivência jornalística.

Kotscho foi sucedido pelo baiano Laert Yamazaki, responsável por abordar as relações entre as mídias digitais e a comunicação.Usando como exemplo, o próprio filho de 9 anos, Yamazaki mostrou como serão as relações de comunicólogos e nativos digitais,ávidos por novos conteúdos e formatos cada vez mais ágeis e práticos.

Na quarta-feira, (na opinião de muitos, o melhor dia das palestras) subiram à tribuna do Auditório Padre Arnóbio, Sandro Dreher e Alberto Luchetti.Enquanto a maioria dos brasileiros estava assistindo o jogo da seleção, estávamos ouvindo dois grandes profissionais da comunicação brasileira.

Sandro Dreher foi responsável por abordar a área de produção de comerciais.Mostrou aos presentes que é possível produzir com qualidade fora do eixo Rio-São Paulo,ao lembrar que a sua produtora mantém, até hoje, sua sede em Porto Alegre. Enfocou a necessidade de que, a produção local deve possuir qualidade excelente, não devendo ser desperdiçada a chance de fortalecer o conteúdo local.

Alberto Luchetti, vencedor do Premio Esso de Jornalismo 2005, na categoria Inovação, foi o segundo palestrante da noite. Criador da AllTV, foi o primeiro a lançar uma web TV brasileira, em 2002. Luchetti, dentre outras coisas, criticou o domínio de concessões públicas por parte de religiosos e o surgimento da TV Digital no Brasil. Segundo o palestrante, "a TV Digital é um engodo" e o controle continuará nas mãos dos atuais concessionários da TV analógica.

Na quinta-feira, a palestrante foi Yara Eleodora, da Universidade Anhembi/Morumbi. Com larga experiência nos meios de comunicação, Yara ministrou sobre Moda & Comunicação.Em sua exposição, Yara mostrou a relação entre o vestuário e as formas de comunicação.Para ela, o vestuário de um individuo pode servir para revelar ou esconder uma pessoa.

Diferente dos outros dias, não houve a apresentação de duas palestras. Em vez disso, foi apresentada uma divertidíssima peça, livremente inspirada em uma das personagens da peça "Terça Insana": Dona Edith. O cenário da peça foi um talk-show ao estilo David Letterman, onde Dona Edith e sua assistente eram entrevistadas.

A peça arrancou risadas de todos: profissionais, professores, convidados, palestrantes e alunos não puderam conter os risos provocados pelas falas dos alunos Danilo Aguiar, Matheus Mangaba e Deivisson Sales, do 2º período de Publicidade e Propaganda da Universidade Tiradentes .

Na sexta-feira (dia de menor presença) à tarde, foi realizada uma mesa redonda com profissionais de comunicação locais (com a presença da Secretária de Estado de Comunicação Social,Eloísa Galdino), mediada pelo professor Matheus Felizola (Unit). Ao final dos debates, a organização realizou sorteios de brindes e por fim, o encerramento se deu às 17:30.

A experiência foi boa. E que venha o 13º Ensecom!

Um comentário:

analise ia disse...

QUanto a quarta, eu ainda assitir o bom jogo da seleção canarinho. como sou da contra-mão, o melhor dia pra mim a segunda.
abraços!

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